arrocho: s. m., acto de arrochar; pau curto arqueado para apertar a carga ao lombo das bestas; porrete; cacete; fig., opressão; rigor.
enviar arrochada
publicado por MAV, em 08.09.09 às 14:58link do post | favorito

Não é muito habitual concordar com o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, nem com a sua forma de estar na praça pública, mas o que hoje afirmou no fórum ‘Imigração Vs. Criminalidade - Políticas de Segurança’ vai totalmente de encontro ao que defendo.

Tem razão quando afirma que não é através da alteração do quadro penal, e nomeadamente pelo agravamento das penas que se poderá combater a criminalidade em Portugal (e em outros locais). Aliás, para quem conhecer minimamente a evolução histórica e teórica da criminologia, saberá que isso não faz sentido, ao contrário do que muitos políticos da "nossa praça" gostam de afirmar.

Outro aspecto que Marinho Pinto refere é o aproveitamento político da ideia de "sentimento de insegurança" pelos partidos. Também aqui muito se fala e pouco se diz. É que ao contrário do que muitos julgam (e dizem) o aumento do crime, por exemplo, não contribui para o aumento do sentimento de insegurança, ou pelo menos não o faz em maior escala do que a influência que os media exercem sobre o mesmo.

É que o sentimento de insegurança não é algo completamente racional, mas sim uma resposta emocional expressa em comportamentos de defesa.


Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

14
15
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2009

pesquisar
 
comentários recentes
Deve confessar que quando vi o título aliado ao es...
Vá deixem-se lá de macacadas (se a Sta. Casa sabe…...
Que raios de apostas são estas? Isto havia de esta...
«(...)porque ninguém combate uma crise actual com ...
Faz-se por isso... :)
Não há melhor começo :)
E a não cumprir as mesmas...
Um post por dia? Mas já anda a fazer promessas ele...
Arrochadas mais comentadas
4 arrochadas dos leitores
2 arrochadas dos leitores
1 arrochada dos leitores
1 arrochada dos leitores