arrocho: s. m., acto de arrochar; pau curto arqueado para apertar a carga ao lombo das bestas; porrete; cacete; fig., opressão; rigor.
enviar arrochada
publicado por ronin, em 08.09.09 às 14:58link do post | favorito

0,3%, este é o valor que vai marcar os próximos dias, e como dado macro-económico que se preze irá certamente suscitar duplas leituras. De um lado aparecerá algum arauto a dar pulos de alegria a afirmar que a crise passou etc. e tal, ou seja tudo a que temos sido habituados…

Infortunadamente eu não estou desse lado, vejamos é certo que 0,3% representa uma melhoria no crescimento, é certo que é um valor que nos tira da recessão técnica, mas também é certo que este valor traduz um crescimento sustentado?

Lamento muito dize-lo mas penso que não…

Estes 0,3% podem ser explicados por duas componentes: como todos sabemos os meses de verão tradicionalmente significam um aumento da procura interna, isto é um aumento do consumo das famílias a que não é estranho o período de veraneio a que assistimos. Por outro lado surge a componente das exportações, e aqui reside a verdadeira questão: será que assistimos a um crescimento sustentado das exportações? Será que a nossa indústria aproveitou a crise para se renovar e reinventar? Ou este aumento do produto exportado ter-se-á ficado a dever à boa aposta no renovável?

Infelizmente não me parece o caso.

 

 

Outro dos assuntos que marca o dia é certamente o relatório publicado pela OCDE, e os dados nada animadores que apresenta sobre o real estado da educação do nosso pais. O que deveria passar por uma grande aposta nacional e até já foi uma paixão governamental está a seguir um rumo contra natura, a par com a falta de investimento no ensino superior, onde a diferença se situa na casa dos 2000 euros anuais por aluno face à media da OCDE. Continuamos a apostar em cursos cuja única saída é o desemprego, cursos totalmente desfasados da realidade do mundo em que vivemos e cursos que não preparam ninguém para o real mundo globalizado que se vive fora dos campos universitários.

 

Ronin

 


Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

14
15
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2009

pesquisar
 
comentários recentes
Deve confessar que quando vi o título aliado ao es...
Vá deixem-se lá de macacadas (se a Sta. Casa sabe…...
Que raios de apostas são estas? Isto havia de esta...
«(...)porque ninguém combate uma crise actual com ...
Faz-se por isso... :)
Não há melhor começo :)
E a não cumprir as mesmas...
Um post por dia? Mas já anda a fazer promessas ele...
Arrochadas mais comentadas
4 arrochadas dos leitores
2 arrochadas dos leitores
1 arrochada dos leitores
1 arrochada dos leitores